quarta-feira, 2 de abril de 2014

Estranhos feitios de Ser!

Excluem uns?,
Incluem outros?,
Porquê é que os fazem por medo, ou por convicção?
Diria Rousseau (1712-1778):
  • "De todos os animais, o homem é aquele a quem mais custa viver em rebanho."
- Émile
Se houvesse plenitude em actos e objectivação de fins, estaria a Humanidade mais repleta de altivas. Consequente, o homem é aquele que mais prejuízo a si próprio o faz, mais danoso para o equilíbrio de forças do Estado de Natureza. Mas será mesmo que o homem na sua fase embrionária o faz de acordo com os seus códigos morais e deontológicos?
Rousseau diz que não, vincando que "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe.", Ou, pelo menos, tenta-o corromper de tal forma que a única saída que a tem é sair dos trilhos sociais reconhecidos na sua generalidade, tornando-se um sem-abrigo funcional. Ou será esse o último estágio social de putrilagem em que não estes seres humanos são empurrados de lance inconsciente?
Enfim,...
Dizem que todo o mal advém da fraqueza!
Se da história não reza os fracos. Fazendo uma inimizade de todos contra todos, como o refere Thomas Hobbes, que discordo em absoluto. Pois o Absolutismo já o foi a tempos remotos, penso que, também, o foi a Guerra dos Tudors.
Passo a concluir de que um passo para fazer o Bem é não fazer o Mal.
Vivas a Rousseau! Que uma luz da sociedade nos deu.

#Swinside, círculo de pedras: Reza a lenda de que, certa noite, o Diabo fez submergir as pedras no solo, pensando de que os humanos serviriam-se delas para construir as fundações da Igreja.

Fotografia de Richard Mudhar, M.
     

Sem comentários:

Enviar um comentário